quarta-feira, 8 de maio de 2013

01 - Reflexão Financeira, o começo de tudo!


Olá, você tem um minuto de seu tempo?
Hoje as pessoas tem a mania de dizer que tempo é dinheiro e elas estão absolutamente certas quando se referem a isso, pois nosso escasso tempo está totalmente atrelado ao nosso dinheiro que está cada vez mais difícil de conseguir, não é mesmo?
Quem nunca se viu endividado no cartão de crédito e quem nunca se viu numa situação em que abocanhou mais do que se pode morder?Seja na compra de um bem, como um carro novo, ou está pendurado no cartão de crédito e/ou no cheque especial (vixe!), pois acho eu que todas as situações financeiras hoje em qual você tem dívidas não deixa de ser uma coisa séria em que corre-se muitos juros, que podem dar dor de cabeça no futuro.
Normalmente as pessoas, ou eu, ou você caro leitor se desespera pois não temos a quem recorrer, neste momento, e pasmem, sabia que isso é até uma boa coisa para que nós saibamos nos virar sozinhos.
No decorrer do blog estarei dando dicas para que você consiga sair das dívidas e ainda conseguir até juntar uma quantia em dinheiro, para que você consiga se "safar" da enrascada em que se meteu.
Uma boa dica para começar, comece pelo começo, pergunte-se o porque está endividado e entenda que você não se endividou sozinho, mas sim porque abocanhou mais do que podia morder e agora está com isso "entalado" na garganta e não consegue engolir.Faça contas antes de pensar em conseguir aquele bem novo, se normalmente você trabalha para alguém a vai fazer algo de longo prazo, entenda que você pode ficar desempregado da noite para o dia, pense nisso, pois a coisa pode ficar pior do que já está.
Nunca, mas, nunca pegue empréstimos para pagar as dívidas, ou outro empréstimo que tenha pego, pois a coisa pode complicar ainda mais, pois você pode tanto dever o antigo empréstimo, quanto o novo empréstimo, nunca haja no desespero, pois esse é um PÉSSIMO, conselheiro.
Mas para tudo tem um começo e esse começo é a solução!
Primeiro, o que você deve fazer é relaxar, isso mesmo, relaxe, pois a situação já está instalada, então não há nada para se fazer em relação á isso.Agora que você está relaxado entenda que há uma chance para você, mas primeiro você tem que querer muito sair disso em que está, pois não meça esforços.Acredite que Deus irá te ajudar, mas Ele não fará sozinho, por isso haja!Haja até quando não sentir vontade de agir.
Faça as contas da sua dívida, no bruto, isto é tudo aquilo que você deve.Agora separe aquelas dívidas do mês, água, luz, telefone(em resumo aquelas dívidas que nós não conseguiremos pagar nunca, pois estamos sempre precisando),separe-as e reserve.
Mas o graúdo mesmo são as dívidas de cartão de crédito,cheques, essas são as mais graúdas, se você já tentou uma renegociação dessas dívidas(cartão e cheques) e não foi feliz o que resta é pagar.
Faça as contas do total que você poderá pagar no mês, esteja certo de que você poderá abdicar desse valor por mês para pagar essas dívidas.No caso de cartão de crédito, volte-se para as dívidas parceladas e procure ver quando essas terminam e procure sempre saber o seguinte, que tem sempre uma solução.Se você está com um total muito alto no seu cartão de crédito, pare de comprar no cartão e procure a operadora desse cartão para fazer uma negociação,se a operadora do cartão de crédito não quiser negociação, procure a justiça ou Procon, pois normalmente, os bancos afiliados,gostam de praticar a famosa "Má Fé",pois eles rejeitam uma oportunidade para se fazer uma negociação só para você virar escravo deles e assim nunca terminando de pagar dívidas.
Mas se por outro lado seu total estiver pagável, ou conseguir fazer uma boa negociação, entenda que o total seja do cartão e/ou cheque,da negociação, você terá de incluir na conta ,que você terá que respeita-la todo mês religiosamente, não esquecendo das outras coisas normais que exigem dinheiro,mas absolutamente evite de usar o ,ou os cartões de crédito para comprar qualquer coisa.
Muitas pessoas caem na besteira de comprar os seguintes itens no cartão de crédito:
  • Comida - fazer compras no supermercado com cartão não é legal, pois depois que você consumir, fica chato de pagar.
  • Combustível - A mesma coisa da comida, pois sempre terá essa despesa no final do mês.
  • Jogos de loterias e outros jogos - Jogar é uma arte, mas não com cartão de crédito.
  • Compras na internet por impulso - Sempre quando for comprar algo, pergunte-se se aquilo que você irá comprar, lhe servirá, e/ou se o antigo ainda está em condições de uso.
E outras coisas que poderia falar, entendam que não estou falando para as pessoas serem mesquinhas ou miseráveis, mas sim precavidas, pois o comércio local está cheio de propagandas que enchem os olhos e esvaziam os bolsos.
Entendam que não sou milionário, mas posso dar umas dicas para vocês pois já estive endividado e eu sei que não é fácil, pois a dívida ela dorme com você, acorda com você, faz a barba com você, praticamente ela é uma doença que causa dependência e prejuízo no bolso, consegui sair das dívidas lendo livros de ajuda financeira, que uma querida amiga me emprestava, pois não tinha dinheiro para comprá-los no começo e posso dizer com todas as palavras que depois daí minha vida mudou, pois vivia endividado e não sabia como sair deste labirinto, no decorrer do blog darei os nomes e editoras dos livros, para que até em uma biblioteca ou sebos vocês possam conseguir, acreditem, vale a pena sim!Não tenham preguiça, leiam, estude, que você não perderá tempo e ganhará em conhecimento.
Daqui para frente você vai adquirir um novo modelo de vida, esteja certo que você terá de respeita-lo tão quanto á sua religião, pois você quer pagar suas dívidas, não quer?Você também vai aprender a não repetir os mesmos erros, então chega de falar e vamos agir, pois tempo é dinheiro!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curtam nossa página no Facebook: Reflexão Financeira/Facebook

Rodolfo Valle, é um nome fictício, mas tudo que está escrito aqui neste blog, você encontrará nos livros de ajuda financeira, só que não tão explicado e debulhado, para sua melhor compreensão. Este blog não tem a responsabilidade sobre falhas ou arrependimentos, pois afinal não estou vendendo nada, só estou explicando o método no qual eu me livrei das dívidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário